FICA ZEN
REIKE na FACED: Grupo Cultura de Paz, Juventudes e Docentes – UFC, Projeto de Extensão Educação e Cultura de Paz na FACED
A atividade de Reiki na FACED é uma ação do Projeto de Extensão Cultura de Paz na Faced (MATOS, 2016), coordenado pela Profa. Doutora Kelma Socorro Lopes de Matos, e desenvolvido pelo Grupo Cultura de Paz, Juventudes e Docentes (UFC/CNPq). Além do Reiki são desenvolvidas outras ações que visam propiciar o bem estar, contribuindo para uma melhor qualidade de vida das pessoas na UFC, e seu entorno. Assim a Extensão oferece também: Curso de Mandalas de Lãs Huichol; Formação em Valores Humanos, em parceria com o Instituto Sri Sathya Sai – Ceará; Formação em Cultura de Paz para professorxs da rede pública de ensino. Durante dois anos tivemos ainda a prática de Yoga, duas vezes por semana. A seguir falaremos sobre o Reiki, bem como de estudos que investigaram essa terapia.
Kelma Socorro Lopes de Matos
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará, Mestrado em Educação Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará, Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós Doutorado no Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra- Portugal. Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação - FACED. Mestre em Reiki. Consteladora Sistêmica e Terapeuta Holística
Dário Gomes do Nascimento
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Reiki.
A Terapia REIKE
O Reiki é uma terapia que apresenta como principais características a promoção da cura e harmonização energética, por meio da imposição das mãos de um terapeuta que recebe previamente um treinamento para realizar esse trabalho (Níveis I, II, III A e III B) A aplicação acontece de forma simples. O reikiano impõe as mãos sobre os chakras principais do corpo da pessoa em atendimento. Esses chakras detém grande energia.
Os sete mais conhecidos são: coronário, frontal, laríngeo, cardíaco, plexo solar, sexual e básico. A aplicação de Reiki tem como objetivo harmonizar esses vórtices de energia, que se desarmonizam em decorrência de um estilo de vida veloz e desumano. Pessoas que têm um alto nível de ansiedade, por exemplo, super estimulam o plexo solar, o que pode ocasionar, desordens no corpo físico, como a gastrite.
A prática da aplicação do Reiki traz benefícios para as dimensões biológica, psicológica e espiritual. É comum o relato das pessoas após receberem falarem que a sensação é “bem-estar, tranquilidade, paz interior e diminuição de mal-estar, como dores e doenças”. Importante ressaltar que a terapia reiki não apresenta efeitos colaterais.
Quanto ao seu surgimento, o Reiki foi desenvolvido por Mikao Usui, monge japonês, que vivenciou uma experiência espiritual, por meio da qual visualizou os símbolos utilizados para a transmissão da terapia reiki. Desenvolveu ainda os cinco princípios do Reiki:
1) Hoje, sê grato pelas múltiplas bênçãos que recebes;
2) Hoje, sê alegre e positivo;
3) Hoje, confia;
4) Hoje, faz honestamente o teu trabalho;
5) Hoje, respeita o teu semelhante, e tudo o que vive.
O Reiki é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e está inserido no rol de terapias aprovadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS.
Estudos Científicos Sobre o Reike
Vemos uma rápida adesão à terapia Reiki nos mais diversos contextos relacionados a práticas da área de saúde. Isso resultou em diversas pesquisas científicas que buscam verificar a sua eficácia, bem como compreender como se dá a transmissão de energia pelas mãos. Destacamos os estudos realizados por Oliveira (ANO), quanto ao efeito da prática de impostação de mãos sobre os sistemas hematológico e imunológico de camundongos machos. Como resultado, o autor observou alterações fisiológicas significativas em decorrência do tratamento empregado.
Destacamos ainda o uso da terapia Reiki como ferramenta utilizada em espaços educativos. No Brasil, temos a experiência da Escola Parque Norte 210/211 (MATOS, 2006), situada na cidade de Brasília – DF. A prática desenvolvida na Escola Parque demonstra que o Reiki surte bons resultados quando utilizado enquanto ferramenta de apoio ao atendimento de alunos e profissionais que atuam no contexto escolar, conforme pesquisa realizada pela professora Kelma Matos.
Em Fortaleza-CE, Dário Nascimento realizou investigação sobre o uso do Reiki para contribuir com a promoção de uma cultura de paz na Escola Plácido Aderaldo Castelo e também na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.