top of page
livros

BIBLIOTECA EXPLICA

Os serviços da Biblioteca Universitária Para Pessoas Com Deficiência

Ao dar suporte à nossa comunidade de usuários com serviços relacionados à informação e produção de conhecimentos, a Biblioteca Universitária da Universidade Federal do Ceará (UFC) auxilia no desenvolvimento da instituição assim como da sociedade. E quem são os participantes dessa comunidade de usuários? São os alunos de graduação, de pós-graduação, e das Casas de Cultura, servidores docentes e técnicos-administrativos, pesquisadores e também a comunidade em geral.

Raquel Minibio.png

Raquel Nascimento

Raquel Nascimento - Bibliotecária atualmente lotada na BCCP e mestra em ciência da informação. É facilmente influenciada por boas indicações de livros.

  Portanto, assumimos o desafio cotidiano de identificar as necessidades informacionais de nossos usuários e conceber soluções para questões que se apresentam na realidade da atuação da Biblioteca. Desse modo, mantemos a função de oferecer serviços e produtos que colaborem com a trajetória acadêmica e formação da comunidade universitária.

  Diante desse público amplo e diversificado, para efetividade e qualidade do atendimento temos em vista que precisamos nos adaptar ao acolher os usuários nos espaços da Biblioteca. Com isso percebeu-se a demanda de um atendimento especializado para as pessoas com deficiência no acesso e uso dos serviços disponibilizados pelo Sistema de Bibliotecas da UFC:

  BIBLIOTECA EXPLICA CURIOSIDADES 39 Para organizar os fluxos de atendimento e prestar a capacitação e serviços especializados, foi criada a Seção de Atendimento a Pessoas com Deficiência (SAPD) na estrutura administrativa da Biblioteca Universitária, tendo como objetivo atender à comunidade acadêmica com deficiência em suas demandas por informação científica, durante seu processo de ensino-aprendizagem, através de ações que efetivam a acessibilidade no Sistema de Bibliotecas da UFC, em parceria com os núcleos de atendimento conforme sua singularidade e demais unidades acadêmicas envolvidas no processo de inclusão. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, [201-], grifo do autor)

  Considerando uma maior organização, atenção e inclusão dos atendimentos a pessoas com deficiência, a SAPD trabalha em conjunto com os chamados Núcleos de Atendimento localizados em bibliotecas setoriais da UFC, e do qual a Biblioteca Central do Campus do Pici (BCCP) participa.

  Como Núcleo, temos a oportunidade de estar presente de forma mais próxima aos alunos de cursos atendidos pela biblioteca específica. Ao cumprir os requisitos para utilização deste tipo de atendimento, dentre os serviços ofertados, é possível que o usuário solicite a edição e/ou a digitalização de um material assim proporcionando o contato de forma acessível às informações dos documentos.

  Esta solicitação acontece através de um formulário, no qual é preenchido a identificação do usuário e do material. O usuário então seleciona a preferência de formatos de saída para tais materiais, a serem transformados em arquivos de PDF acessível ou editado, que possam ser lidos por programas leitores de tela; a serem ampliados ou convertidos em áudio e uma data para expectativa de entrega.

  Alguns outros recursos disponíveis no site da Biblioteca compreendem vídeos informativos sobre o funcionamento da Seção de Atendimento a Pessoas com Deficiência, vídeo do “Descobrindo a Biblioteca” (ação que usualmente realizamos com alunos recém ingressos na UFC) em Libras, tutoriais sobre ferramentas de pesquisa e de leitura e ainda catálogos de obras e base de dados acessíveis que podem ser consultados pelos usuários.

  Já apresentando o espaço físico da BCCP, o salão de estudos dispõe de um computador com acesso à internet de uso exclusivo para pessoas com deficiência, contendo configurações e softwares ajustados para a acessibilidade dos nossos usuários, como a utilização de leitores de tela.

  Ademais, também se localiza na BCCP o “Leitor autônomo”, equipamento que permite, para os deficientes visuais, a leitura a partir de livros ou documentos impressos. Este equipamento possui funcionalidades que permitem a seleção de velocidades de leitura, de diferentes idiomas e de vozes, de acordo com as preferências dos usuários. Desta forma, o “Leitor autônomo” é um bem significativo para o acesso das pessoas com deficiência ao acervo da biblioteca (LEITOR…, 2019).

  Certamente, ainda há possibilidades de crescimento no âmbito da biblioteca para aprimoramentos dos nossos serviços e atendimentos, em vista que, a comunidade que atendemos passa por constantes transformações e inovações.

  De todo modo, almejamos nos manter atentos e atualizados com as demandas por informação e conhecimento, assim colaborando nos processos para produção científica. Para isto, esperamos que a Biblioteca seja um lugar de suporte, acolhida e inclusão para todos.

bottom of page