CAPA
Livros Livres 6 anos
Durante o planejamento de ações da Biblioteca em 2016, a então diretora, Islânia Castro, presenteou os colaboradores com o livro Ideias para bibliotecas livres: um manual prático de autogestão independente, de Daniele Carneiro e Juliano Rocha e apresentou o desejo de montar uma biblioteca livre na Biblioteca. A equipe aceitou o desafio e abraçou a ideia desde o início.
Francisco Moura
Francisco Moura [@chicomouraf] Coordenador do Arte na Biblioteca, arte-educador e estudante de cinema.
No mesmo dia, a diretora levou a proposta ao Diretor do Sistema na época, Jonatan Soares, que acolheu a ideia e imediatamente entrou em contato com a Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade para desenvolverem a identidade visual do projeto e elaborarem peças de divulgação do mesmo. Com o projeto gráfico pronto realizamos uma campanha de arrecadação de livros através das redes sociais, sites institucionais, jornais locais e rádios. Em 1 mês de campanha foram arrecadados cerca de 300 livros para darmos início ao projeto, também como forma de divulgar o projeto foram “esquecidos” alguns livros pelo Campus do Pici da Universidade com um mini texto explicando a ideia do projeto e sensibilizando para a doação. Em 30 de maio de 2016 lançamos o projeto no hall de entrada da Biblioteca com a realização de contação de história, por Chicão Oliveira, e declamação de poesias por Cícero Teixeira, ambos cedidos pela Biblioteca Municipal Dolor Barreira.
O projeto Livros Livres consiste na disponibilização de espaços para compartilhamento de livros, sem a necessidade de cadastro, empréstimo, data de devolução ou multas. O objetivo é incentivar o gosto pela leitura e facilitar o acesso ao livro. Na Biblioteca Central do Campus do Pici temos uma estante localizada no hall de entrada onde disponibilizamos 14 títulos e que são repostos conforme a saída dos mesmos. Entre os beneficiados com a iniciativa estão a comunidade interna da UFC (estudantes, servidores, terceirizados e professores) e a comunidade externa (pessoas que utilizam a biblioteca para estudo e pesquisa e moradores do entorno).
A Biblioteca Central do Campus do Pici com o intuito de ampliar o conhecimento do projeto, além de incentivar a doação de livros para manter o projeto na ativa, realizou na última semana de maio dos anos de 2019 e 2022 o aniversário do Livros Livres, este evento a partir de 2022 passa a ser um evento oficial anual da biblioteca. Durante os aniversários realizamos uma série de atividades artísticas-culturais como lançamentos de livros, rodas de conversa, apresentações musicais, saraus de poesia, sorteios de brindes, apresentações teatrais, oficinas literárias, entre outras.
O projeto ao longo dos anos foi expandindo e chegou às demais bibliotecas do sistema, bem como outros setores da universidade e da comunidade externa. Em novembro de 2016 a Biblioteca do Campus de Russas (BCR) aderiu ao projeto, em 2017 a Biblioteca de Ciências da Saúde (BCS), a Central de Atendimento ao Servidor, o Observatório de Políticas Públicas, a Academia Cearense de Segurança Pública do Estado, a Biblioteca do Campus de Quixadá (BCQ), a Biblioteca de Ciências Humanas (BCH) e Centro de Tecnologia através do projeto Literatura, Engenharia e Reflexões se juntaram a ação e passamos a ter 9 pontos. Já em 2019 foi a vez da Biblioteca do Museu de Arte da UFC (BMAUC), Instituto de Cultura e Arte (ICA) e o Memorial da UFC que instalou uma geladeira nos jardins da reitoria. A Biblioteca do Labomar (BICM) e a Pastoral do Menor da Granja Portugal abraçaram a ideia em 2020.
Durante este período de paralisação, a Biblioteca Central do Campus do Pici desenvolveu outras atividades com o intuito de continuar fomentando o livro e a leitura, como: a Sacola Literária e o Clube de Leitura Livros Livres. A Sacola Literária teve início em agosto de 2020, sendo uma atividade realizada para as crianças e adolescentes, bem como suas famílias, que participam da Pastoral do Menor da Granja Portugal e consiste na elaboração de um cardápio de livros de temáticas e gêneros variados que podem ser escolhidos pelas famílias que frequentam a pastoral, após a escolha os livros são separados e deixados na casa de quem solicitou.
O Clube de Leitura Livros Livres teve início em 28 de abril de 2021, durante este ano foram realizados nove encontros virtuais temáticos, com os seguintes temas: livro e leitura, famílias, leituras LGBTQIA+, saraus e slams, leituras indígenas, leituras femininas, leituras fantásticas, matemática nas teias da literatura e leituras negras; e contamos com a participação de 102 pessoas nos encontros virtuais e 220 pessoas se inscreveram no clube e receberam os cadernos de leitura por e-mail. A metodologia do clube de leitura propõe que os membros indiquem textos sobre a temática a ser abordada, esses textos passarão por um processo de curadoria e os textos selecionados passam a compor o Caderno de Leitura temático.
Em 2022 com a volta das atividades presenciais o clube passou a ter formato híbrido, de modo presencial no auditório da Biblioteca Central do Campus do Pici e virtual através do Google Meet e transmissão pelo Canal do YouTube da Biblioteca. Durante este ano, 2022, abordamos os temas: literatura contemporânea brasileira, leituras femininas, leituras LGBTQIA+ e leituras decoloniais; e ainda iremos tratar de leituras indígenas, 06/10, literatura de terror, 27/10, literatura cearense, 03/11, e literatura africana, 01/12, quem desejar se inscrever basta preencher o formulário e receber por e-mail o caderno de leitura e o link de acesso, caso deseje participar virtualmente.
Durante esses 6 anos de Livros Livres conseguimos expandir bastante o projeto, levando-o a outras bibliotecas, setores da universidade e até rompendo as barreiras da universidade; o número de livros compartilhados somente na Biblioteca Central do Campus do Pici ultrapassa os 9 mil livros distribuídos de forma gratuita e livre, oportunizando o acesso ao livro e a leitura a inúmeras pessoas que frequentam a BCCP e os demais espaços onde podemos encontrar os Livros Livres.