top of page
livros

BIBLIOTECA EXPLICA

Escrita Criativa

Aconteceu no dia 28 de outubro de 2020 a "live" “Conversa com a Escritora #01 - Processo criativo na escrita e a importância da leitura”, com Vanessa Passos, como parte da programação da I Semana Nacional do Livro e da Biblioteca da BCCP, com transmissão em seu canal do Youtube.

Na conversa, Vanessa Passos, apresentou alguns livros que considera fundamentais na construção de um processo de escrita criativa, destacando sobre a importância da leitura para quem escreve, “porque o escritor é antes de tudo um leitor.”

Nonato Minibio.png

Nonato Ribeiro

Nonato Ribeiro [@nonatobiblio] Bibliotecário, leitor, nordestino e gay! Doutor em Ciência da Informação com interesse nas temáticas Informação e Diversidade sexual, Competência em Informação e Bibliotecas Universitárias.

Relacionamos a seguir, os livros indicados pela escritora cearense, transcrevendo alguns de seus comentários sobre as obras. Livros:

B00YGW3XT8.01._SCLZZZZZZZ_SX500_.jpg

Cartas a um jovem poeta, de Rainer Maria Rilke.

  A obra destaca dois princípios do processo criativo. O primeiro é a vocação. Vocação além do sentido de dom e inspiração, mas contemplando um grande desejo e vontade que impulsiona o escritor, que o coloca nessa jornada. Para Vanessa, “uma das coisas fundamentais é quem escreve entender porque escreve.”

  O segundo princípio é que Rilke compara escrever com um relacionamento amoroso, no sentido de que precisa se estabelecer uma relação de convívio, de envolvimento, de rotina com o ato de escrita. Quando não se tem convivência contínua, a relação vai esfriando. Quanto mais o escritor incorpora o ato de escrever em seu dia a dia, “mais forte se torna essa história e muito maior probabilidade de ir até o final, e não abandoná-la no meio do caminho.”

Os segredos da criatividade, de Silvia Adela Kohan

  A autora menciona dois fatores importantes que levam até o bloqueio criativo: o perfeccionismo e a autocrítica.

  Outra dica para quem escreve, é que determinadas coisas serão construídas no decorrer do caminho de escrita. O escritor não deve achar que ao sentar-se para escrever o livro, já tem o suficiente para fechar a obra, mas que será necessário ir ajustando.

B00D2A9Y0W.01._SCLZZZZZZZ_SX500_.jpg
81DdbaV8LML.jpg

Para ler como um escritor: um guia para quem gosta de livros e para quem quer escrevê-los, de Francine Prose.

  A autora relaciona o processo criativo com a importância da leitura, apresentando o método “Close Reading”, que consiste em uma leitura atenta, calma, palavra a palavra, frase a frase, buscando entender em exemplos de livros consagrados mundialmente a construção do enredo, dos contextos, dos cenários e dos personagens. Esse método pode indicar aos candidatos a escritores como construir diálogos, apresentar detalhes e cenas e caracterizar os personagens.

  No final do livro tem uma breve entrevista com a autora e uma lista de livros selecionados, que fundamentaram os exemplos apresentados.

Oficina de escritores: um manual para a arte e ficção, de Stephen Koch.

  O autor destaca logo de início que o melhor momento para começar a escrever é agora: “Só há um jeito de começar: é começar agora. Comece, se preferir, assim que terminar de ler este parágrafo, ou, em todo caso, antes de concluir a leitura deste livro."

  Koch apresenta suas ideias, fundamentadas em citações de grandes escritores, apresentando suas dificuldades, seus métodos e rotinas de escrita, suas relações com as editoras e como driblar o medo de escrever.

PARA SABER MAIS: Live “Conversa com a Escritora #01 - Processo criativo na escrita e a importância da leitura”, com Vanessa Passos https://youtu.be/waRyzl0qbuw

bottom of page