top of page
livros

BIBLIOTECA EXPLICA

Educação de Usuários na BCCP

Como apontou o bibliotecário indiano Ranganathan ao definir sua primeira lei da Biblioteconomia, “os livros são para usar”. Assim, e aqui fazendo uma interpretação extensiva do pensamento do indiano, podemos dizer que “as bibliotecas são para usar”. Ao longo da história, essas unidades de informação têm exercido papel importantíssimo no cumprimento da primeira lei de Ranganathan, promovendo acesso aos livros e toda a sua riqueza de conhecimento. Mas como usar os livros e as bibliotecas?

Mateus Paiva.png

Mateus Paiva

Mateus Paiva - [@lmateuspaiva] Formado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Bibliotecário da Biblioteca Central do Campus do Pici/UFC

  Essa é uma questão comum entre usuários que ainda não são familiarizados com as bibliotecas, tampouco com a produção acadêmico-científica, e mesmo entre frequentadores assíduos dos ambientes universitários, que já vivenciaram múltiplas experiências dentro do ecossistema acadêmico. É aí que entra a educação de usuários, que é uma das manifestações do apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão, este que se configura como uma das principais funções das bibliotecas dentro de uma instituição de ensino superior.

  Conceitualmente, a educação de usuários é apresentada como as atividades cujo objetivo é instruir os usuários no que diz respeito à utilização dos recursos informativos oferecidos pela biblioteca (CUNHA; CAVALCANTI, 2008). Dessa forma, já citando outra característica dessas atividades, é proporcionada maior interação entre usuários e biblioteca (BELLUZZO, 2020), além da promoção de habilidades de interação permanente com sistemas de informação (DIAS; PIRES, 2004).

  A Biblioteca Central do Campus do Pici (BCCP) Prof. Francisco José de Abreu Matos, por meio de sua Seção de Atendimento ao Usuário (SAU), oferta à comunidade acadêmica e ao público em geral muitas dessas atividades voltadas ao ensino dos usuários, representando o Sistema de Bibliotecas da UFC (SIBI-UFC) nas Unidades Acadêmicas que atende. Em 2020, com o início da pandemia de Covid-19 e o isolamento social necessário para a contenção da doença, a BCCP teve de se adaptar rapidamente, tomando medidas importantes para suprir as necessidades de seu público.

  A utilização dos recursos digitais para divulgação e realização das atividades passou a ser indispensável. Tudo passou a ser feito de forma remota, mas a biblioteca soube se colocar como protagonista, fazendo-se cada vez mais presente na vida dos estudantes, mesmo que à distância. O relato de experiência, feito pelos então bibliotecários da SAU, sobre as ações de educação de usuários da BCCP durante a pandemia foi registrado na coletânea Bibliotecas Universitárias: estudos e experiências, publicada em 2022.

  Em março de 2022, as aulas presenciais e o atendimento ao público foram retomadas na UFC. Com isso, a BCCP voltou a atender as demandas de treinamentos presenciais. Como era feito antes da pandemia, as atividades vêm sendo ofertadas por demanda ou dentro dos eventos promovidos pela biblioteca, como a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca da BCCP e a Semana de Escrita Acadêmica. A modalidade remota também continua sendo utilizada, por vezes até de forma conjunta com a presencial (modalidade híbrida). Os bibliotecários da SAU, principalmente, são os responsáveis por ministrar os treinamentos.

  A BCCP, sempre com o intuito de melhorar a qualidade e a oferta de suas ações, bem como aumentar a visibilidade destas entre a comunidade de usuários, vem utilizando cada vez mais as mídias digitais como instrumentos de divulgação. O perfil da biblioteca no Instagram, tendo no primeiro semestre de 2023 alcançado o número de 9 mil seguidores, é a ferramenta principal no que se refere à promoção das ações no ambiente virtual. Essa ocupação de espaços virtuais, para além da divulgação, promove uma maior interação com o público, gerando mais interesse.

  Neste mesmo semestre de 2023.1, a BCCP lançou, utilizando seus perfis no Instagram e no Facebook, o seu Catálogo de Treinamentos. Nesse documento, cujo layout foi desenvolvido pela equipe da SAU com o apoio dos bolsistas da biblioteca, são listados todos os treinamentos disponíveis que são oferecidos sob demanda. A intenção com o Catálogo é deixar mais evidente quais os treinamentos oferecidos e quais assuntos são tratados em cada um deles. O arquivo será atualizado semestralmente, buscando sempre que possível diversificar as ações ofertadas.

  Também no semestre de 2023.1, a equipe da SAU elaborou e passou a divulgar entre os participantes das atividades o formulário de avaliação dos treinamentos. O objetivo é coletar dados sobre as impressões dos estudantes em relação ao conteúdo, didática, etc., dos encontros promovidos pela BCCP, para subsidiar tomadas de decisão futuras.

  Para finalizar, também com o intuito de coletar dados para a elaboração das futuras ações, foi realizada uma pesquisa de interesse em relação à educação de usuários da biblioteca. Divulgada por meio das redes sociais e do site do SIBI-UFC, o formulário dá a oportunidade dos estudantes mostrarem quais os assuntos, horários e modalidades que preferem nos treinamentos, além de poderem apresentar sugestões e/ou críticas.

  Diante disso, podemos dizer que a BCCP vem fazendo um trabalho de excelência nessa área de atuação, cada vez mais preocupada em melhorar e buscando utilizar o que há de mais inovador para tanto. Claro que sempre existem aspectos que demandam mais atenção e que necessitam de aperfeiçoamento, porém o empenho para resolver os problemas e garantir o melhor atendimento à comunidade está sempre presente.

REFERÊNCIAS

BELLUZZO, Regina Celia Baptista. Educação de usuários e competência em informação: enlaces e desenlaces. [S. l.]: [FEBAB], 2020. Disponível em: repositorio.febab.org.br/files/original/51/6136/educacao_usuarios_competencia_inf ormacao_enlaces_desenlaces_belluzzo.pdf. Acesso em: 8 maio 2023.

CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.

DIAS, M. M. K.; PIRES, D. Usos e usuários da informação. São Carlos: EDUFSCAR, 2004.

NASCIMENTO, I. da R.; MENDONÇA, M. A. de; SANTOS, R. N. R. dos; NASCIMENTO, R. da S. Novas práticas de educação de usuários em bibliotecas universitárias a partir da pandemia de covid-19: relato de experiência na Biblioteca Central do Campus do Pici. In: SANTOS, I. L. dos; FEITOSA, K. Y. S.; DAMASCENO, T. N. F. (Org.). Bibliotecas Universitárias: estudos e experiências. Fortaleza: Biblioteca Universitária/UFC, 2022. cap. 9. Disponível em: repositorio.ufc.br/handle/riufc/69825. Acesso em 2 maio 2023.

bottom of page