top of page
Livro aberto

CAPA

Biblioteca na quarentena

De repente nossas vidas mudaram. O ir e vir, abraçar parentes e amigos, beijar seu/sua crush, assistir um filme no cinema do Dragão ou uma peça no Teatro José de Alencar (TJA), ir ver as quadrilhas juninas, fila no RU, ônibus intra/inter campus lotados, rolêzinho no Benfica, tudo se transformou

Isabela Minibio.png

Isabela Nascimento

Isabela Nascimento [@isabela_rochan] Bibliotecária cearense. Mestra em Ciência da informação. Eterna aprendiz.

Nonato Minibio.png

Nonato Ribeiro

Nonato Ribeiro [@nonatobiblio] Bibliotecário, leitor, nordestino e gay! Doutor em Ciência da Informação com interesse nas temáticas Informação e Diversidade sexual, Competência em Informação e Bibliotecas Universitárias.

  Dia 16 de março de 2020 o Governador do Estado do Ceará decretou situação de emergência em saúde através do Decreto Estadual nº 33.510, estabelecendo medidas para enfrentamento e contenção da infecção humana pelo novo coronavírus. O Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), cumprindo o decreto estadual, suspendeu, a partir de 17 de março, as atividades presenciais na Universidade, incluindo o acesso às bibliotecas.

  A Biblioteca Universitária, enquanto instituição social importantíssima para os que fazem a Universidade Federal do Ceará, precisava se reinventar. A equipe da Biblioteca Universitária se organizou para trabalhar em home office, visando manter a comunidade acadêmica informada. A preocupação inicial foi disponibilizar em seu site e redes sociais informações importantes para contato, como e-mail e whatsapp, além de divulgar fontes de informações disponíveis on-line, para que alunos e professores pudessem acessar remotamente.

Screenshot 2023-05-09 at 10-23-00 revista-biblioteca-em-cena-atualizada-ano-01-numero-01.p

  No site da Biblioteca foi incluída uma página temporária intitulada "Quarentena com a Biblioteca", reunindo as principais ações desenvolvidas e serviços oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas para esse período de quarentena e prevenção da COVID-19, com o objetivo de facilitar o acesso às informações pelos usuários. Foram firmadas parcerias com algumas editoras que disponibilizaram livros on-line, entre elas: Pearson, Gale e EBSCO. Destacam-se também outras ações importantes: a prorrogação do prazo de devolução dos livros, o cadastro on-line de usuários, criação de conta no Whatsapp da Biblioteca Universitária, suspensão das multas e oferta de minicursos on-line.

  Diante dessa nova realidade, a Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Francisco José de Abreu Matos (BCCP), buscou adaptar-se ao novo cenário. A Seção de Atendimento ao Usuário (SAU) passou a investir na oferta de serviços de referência virtuais, como minicursos online, bem como dar continuidade às demais atividades da Seção possíveis de serem realizadas em home office.

  A Equipe da Seção de Representação Descritiva e Temática da Informação (SRDTI) prosseguiu com a seleção e catalogação de livros recebidos de doação no Pergamum, bem como outras tarefas que também são possíveis no contexto do trabalho remoto.

  O projeto Arte na Biblioteca também vem realizando diversas ações, de forma on-line, dentre elas: Afinações Acústicas, Lugar de Poesia, Fica Zen e Minuto Literário. As ações podem ser acompanhadas no perfil da BCCP no Instagram @bccpufc.

  Em julho, seguindo o movimento da Universidade para a retomada de atividades, a Direção da Biblioteca Universitária divulgou o “Plano de retomada das atividades presenciais do Sistema de Bibliotecas da UFC”, com o objetivo de esclarecer à comunidade acadêmica e à sociedade como se daria o retorno às atividade presenciais no Sistema de Bibliotecas e estabelecer os novos parâmetros e rotinas administrativas no ambiente de trabalho das bibliotecas.

  As recomendações contidas no documento tem como base em diretrizes elaboradas por instituições nacionais e internacionais, tais como a Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU), a International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) e a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC INFRA). Dentre outras coisas, o Plano estabelece, por exemplo, o pagamento de multas exclusivamente por meio de GRU (Guia de Recolhimento da União) e a realização de empréstimo e devolução mediante agendamento.

  Em 29 de julho, as bibliotecas da UFC situadas em Fortaleza passaram a reabrir para realização dos serviços de empréstimo, devolução e retirada de reserva, mediante agendamento. Os usuários podem solicitar obras por empréstimo através do Pergamum. Em agosto foi lançado o Agende BU, sistema desenvolvido para agendamento de datadia e hora para retirada de materiais por empréstimo ou reserva e para recebimento de devoluções, contando com tutoriais que explicam como utilizá-lo.

  Com os ajustes do calendário acadêmico e a retomada das aulas, mesmo que de modo remoto, aos poucos a BCCP vem retomando outras atividades, como os treinamentos solicitados pelos professores, que agora são ofertados através de ferramentas síncronas e que também possibilitam o acesso assíncrono. Retomamos também a divulgação das novas aquisições, através do Facebook e Instagram da Biblioteca; e mais recentemente demos início a uma série de lives do Projeto Arte na Biblioteca, “Bota a Tua”.

 

Sim, nossas vidas mudaram. Em todas as suas dimensões e contextos. mas buscamos resistir e nos reinventarmos enquanto instituição pública, voltada para a educação, ciência, tecnologia, arte e cultura.

Islânia minibio.png

Islânia Castro

Islânia Castro [@islaniacastro] Bibliotecária, agente pastoral, leitora. Participa de projetos de compartilhamento de livros e incentivo a leitura.

bottom of page