top of page
Meditação

FICA ZEN

A Influência da Arte na Promoção da Saúde Mental

Gustavo da Penha.png

Gustavo da Penha de Paula

Gustavo da Penha de Paula [@gustavopenha88] Estudante do curso de Farmácia na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia. Afro-brasileira (UNILAB). Nordestino, cientista em formação, apaixonado por saúde mental. 

  Segundo Amarante(2007), a saúde mental é um campo imerso em uma complexa rede de saberes, que não se resume apenas a psicopatologias e análises semiológicas, e sim a um campo de conhecimento plural e transversal. Durante séculos, a saúde mental foi ignorada e tratada como irrelevante frente aos demais problemas que podiam ser vistos fisicamente. A ciência vem aperfeiçoando os estudos na área devido sua relevância imensurável, e atribui essas pesquisas não apenas ao tratamento de transtornos e/ou doenças, mas a promoção da saúde do indivíduo por completo.

  No Brasil, a situação mental da população é preocupante e os transtornos psicológicos vem se tornando cada vez mais constantes. Um grande exemplo desse fato, é o país ser considerado atualmente o mais ansioso do mundo, dando a nação posições significativas no ranking mundial frente a essas problemáticas segundo Oliveira (2022). No entanto, a terapia também vem ganhando espaço e voz mesmo enfrentando os tabus impostos pela sociedade. Percebeu-se que práticas cotidianas presentes na arte como a música, a dança, as brincadeiras, entre outros, agem como terapias fundamentais para saúde mental. (ROSA; PETO, 2018, p. 13).

  As manifestações artísticas estão inclusas no cotidiano e são expressas e utilizadas subconscientemente em momentos pessoais. Desse modo, arte é uma forma de expressão humana de transmite pensamentos, sentimentos, atributos que são únicos e intimamente humanos.

  Mas outro fator importante é pensar em como a arte pode ajudar, e muito, no processo de bem-estar, sendo uma ferramenta para a saúde mental. A partir de suas manifestações, o ser humano a utiliza para falar sobre temas variados, sentimentos e emoções humanas, no qual o artista se conecta com isso, e quem aprecia também. (VIVA, 2021).

Screenshot 2023-06-20 at 09-36-42 Biblioteca Em Cena Ano 4 No 1 - Oficial - biblioteca-em-

  A percepção de que a arte influencia em quem somos e no nosso estado mental é expresso em diversas obras literárias e cinematográficas. Um grande exemplo pode ser visto na série Stranger Things, na quarta temporada o vilão chamado Vecna atacava as vítimas tirando suas vidas. Entretanto, as vítimas só eram pessoas psicologicamente fragilizadas devido às relações familiares, escolares, entre outros.

  Ao decorrer do drama, uma das personagens chamada “Max” foi pega por ele, e ao serem capturados, os jovens normalmente não tinham saída pois ficavam presos em suas próprias mentes, no entanto, a personagem ao ouvir a música “Running Up that Hill” de Kate Bush conseguiu se reconectar com sua mente e fugiu. Na série, o vilão se transfigurava nas inseguranças de cada vítima ativando gatilhos mentais. Através da obra, podemos perceber figurativamente como a arte age como um fator de auto reconhecimento e uma ferramenta para a promoção da saúde mental.

  Contudo, no Brasil desde a implantação do ensino artístico em 1816, essa prática é considerada como um acessório de sofisticação sendo tratada como um passatempo para preencher os horários livres. Na história, encontramos a arte sendo usada como elemento de poder e elegância, na metade do século XX, o ensino da arte consolidou-se no programa de escolas para moças da alta classe devido seu ensino ser correlacionado com delicadeza e classe. Dessa maneira, desde sempre a cultura foi estabelecida como uma ação da elite que inviabiliza o consumo de arte pelas massas e trata-a com uma ciência minoritária frente às demais áreas do conhecimento conforme afirma Solano e Santos (2009). Assim, é possível perceber a construção do preconceito relacionado a arte e as ciências humanas, que dificulta seu acesso às populações mais vulneráveis e as deixam mais suscetíveis a problemas psicológicos e a alienação.

 

Os transtornos mentais estão associados a significantes consequências negativas que afetam a sociedade como um todo. O impacto econômico e social dos transtornos mentais pode ser observado em termos de perdas de capital humano, redução da mão de obra qualificada e educada, enfraquecimento da saúde e desenvolvimento global de crianças, perda de força de trabalho, violência, criminalidade, pessoas sem casa e pobreza, morte prematura, saúde vulnerável, desemprego e despesas para os membros da família. (SILVA; SANTANA, 2012, p. 3.)

  Analisando essas situações, é possível compreender o espaço que a arte exerce na promoção da saúde mental, isso não significa tratar uma doença, mas sim prevenir que ela aconteça. A dança, a música, as brincadeiras, são comportamentos que estão presentes no dia a dia e ajudam a pensar, se divertir, desfocalizar de um problema, e atenuar pensamentos e sentimentos presentes no nosso interior. Para isso, é necessário que a arte seja tratada com devida importância, assim como as demais áreas do conhecimento e seja acessível a todas as pessoas, para que possam encontrar não apenas algo que gere entretenimento, mas também completude.

REFERÊNCIAS

AMARANTE, P. Saúde mental e atenção psicossocial. 4. ed. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2007. Disponível em: http://books.scielo.org. Acesso em: 21 abr. 2023.

OLIVEIRA, Giovanna De. Saúde mental: tabus referentes aos transtornos mentais. Revista Internacional d’Humanitats, [s. l.] n. 7-8, p. 54-55, jan./ago. 2022.

ROSA, Maria de Lourdes da Rocha; PETO, Ana Carla. Saúde Mental: música, dança e lúdico para abrir a cortina da memória e da alma. Rio Branco: Edufac, 2018.

SILVA, Dilma Ferreira da. SANTANA, Paulo Roberto de. Transtornos mentais e pobreza no Brasil: uma revisão sistemática. Tempus: Actas de Saúde Coletiva, v. 6, n. 4, 2012.

SOLANO, Samantha. SANTOS, Maria Alice de Paula. O preconceito do ensino da Arte: conhecer para transformar. Revista Educação, v. 4, n. 1, 2009. Disponível em: http://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/469. Acesso em: 21 abr 2023.

VIVA, Psicologia. A Arte como benefício para a Saúde Mental. 2021. Disponível em: https://blog.psicologiaviva.com.br/a-arte-como-beneficio-para-asaude-mental/. Acesso em: 21 abr. 2023

bottom of page